quarta-feira, 22 de junho de 2016

HOMENS OU ANJOS?

A muito tempo temos um mistério no meio teológico, para alguns já desvendado, para outros um assunto que precisa ser estudado por muitos anos para que cheguemos a uma conclusão. No capítulo 6 do livro do gênesis, que precede o anúncio do dilúvio ao ancião Noé, nós encontramos  uma perícope que fala da corrupção geral do gênero humano, o texto diz o seguinte:


E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,

Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.
A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Gênesis 6:1-12


A muito tempo este texto vem gerando especulações no meio teológico, pois alguns dizem que o termo "filho dos homens" está se referindo a anjos, mas outros estudiosos afirmam que está se referindo aos filhos de sete, mas o que a bíblia pode nos afirmar sobre isso?

Em 2 pedro 2:4 a bíblia fala que Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, no capítulo 5 o autor fala que Deus também não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé. O autor do texto estaria se referindo ao capítulo 6 do gênesis? alguns teólogos dizem que seria muita coincidência o autor falar do castigo que Deus deu aos anjos que pecaram e logo após ter citado os tempos de Noé, e por isso muitos afirmam que o capítulo 6 do gênesis se refere a anjos.

O que significa filhos de Deus? vejamos em que parte da bíblia encontramos o seguinte termo...
Livro de Jó capítulo 1:6 "E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles". Se o capítulo 6 do gênesis cita o termo filho de Deus se referindo a anjos que largaram seu principado, porque o livro de Jó faz distinção de filhos de Deus e satanás? A bíblia não poderia chamar de filhos de Deus os anjos que largaram seu principado, e se afastaram de Deus!

A bíblia interpreta a própria bíblia!
O que Jesus fala sobre isto:
"Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu". MT 22:30
Diante disso não tem mais o que falar.

No capítulo 6 e no verso 3 do livro do gênesis o autor fala que Deus põe limite ao tempo que o homem iria viver sobre a terra e no verso 6 o mesmo fala que Deus se arrependeu de ter feito o homem. Porque Deus castigaria o homem se o pecado foi dos anjos?

A EXPLICAÇÃO MAIS RACIONAL PARA GÊNESIS 6:1-12

Sem dúvida quando o autor do gênesis fala de "filhos de Deus" ele se refere a linhagem piedosa de sete (filho de Adão), eles se casaram com as "filhas dos homens", sendo estas mulheres da família ímpia de Caim. A aliança entre o justo e o ímpio em toda a bíblia nunca deu certo, mas sempre deu origem a uma mistura de culturas, e por esta causa Deus castigou os homens e deixou impuni apenas um ancião chamado Noé junto com sua família.

JUNIIOR MENEZES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário